Advogado fala sobre auxilio doença
O programa Repórter da Cidade recebeu nesta terça-feira (2), o advogado previdencialista Luiz Carlos Zimmermann, que falou sobre os vários critérios para um cidadão obter o benefício de auxílio-doença junto ao INSS.
Zimmermann esclareceu dúvidas de ouvintes e lembrou que em alguns casos o contribuinte precisa buscar ajuda jurídica para que o benefício seja concedido.
Segundo o advogado, tem direito ao auxilio doença o segurado que após cumprir a carência, quando for o caso, fique incapaz para o trabalho por doença por mais de 15 dias consecutivos. Mesmo que temporariamente.
"Dificilmente uma gripe irá impedir que alguém deixe de trabalhar por mais de 15 dias", disse ele. Outra situação é a incapacidade de trabalhar. A incapacidade para o trsabalho dependerá da função exercida pela pessoa.
Luiz Carlos Zimmermann disse ainda que nem sempre a concessão dos benefícios na Justiçã é demorada. Ele citou o caso de uma pessoa que é portadora de Hepatite C e está acamada. Essa pessoa teve a concessão da aposentadoria em 16 dias, contados da data do inicio do processo.



